quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Fé de Gideão

" Deus viu em Gideão uma grande revolta, e é isso que Deus quer ver em nós hoje em dia."




Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de três séculos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que bem lhe parecia" (Juízes 17:6). 
Durante esse período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo:


1- O povo obedecia a Deus por algum tempo e, depois, se afastava Dele.

2- Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um inimigo o oprimisse. 

3- Quando o povo se arrependia e pedia libertação, Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos.

4- povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando, de novo, o ciclo...

Gideão foi o quinto dos juízes, apresentado no livro de Juízes, capítulos 6, 7 e 8. Da vida dele, podemos aproveitar muitas lições valiosas.

Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e Não deixavam o que comer em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. (Juízes 6:4). 
Para sobreviver, os israelitas se escondiam em cavernas. 
Gideão estava malhando o trigo no lagar quando o Anjo do Senhor apareceu.
Imagine este pobre homem, trabalhando e com medo do inimigo, sabendo que a qualquer momento eles poderiam vir e roubar o seu trigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12). 


Naquele momento Gideão parou e pensou: como pode Deus ser comigo e eu viver uma vida miserável?  Gideão se revoltou contra as palavras do anjo, e disse: Ah Senhor meu, se o Senhor está conosco, por que nos sobre veio tudo isso? E onde estão todas as suas maravilhas, que nossos pais contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor sair do Egito? E agora o Senhor nos desamparou, e nos entregou nas mãos dos midianitas. (Juízes 6:13).


Deus viu em Gideão uma grande revolta, e é isso que Deus quer ver em nós hoje em dia.
Quando Deus viu a revolta em Gideão imediatamente respondeu a ele: Vai nessa tua força, e salvarás Israel da mão dos midianitas. Não te enviei Eu? (Juízes 6:14).


A força de Gideão estava na sua revolta com a sua fé viva e verdadeira. Devido a isso, Deus pôde usá-lo para derrotar os midianitas. Gideão conseguiu reunir 32 mil homens, mas Deus disse: ”O povo que está contigo é demasiadamente numeroso para que Eu entregue os midianitas em suas mãos, não aconteça que Israel se glorie contra mim dizendo: Minha mão me salvou”. (Juízes 7:2)


Logo restaram apenas 300 homens, apenas os revoltados, contra 135.000 midianitas bem armados.  
A chance de Gideão ter a vitória, humanamente falando, eram nulas. Para obter a vitória, cada soldado tinha que vencer 450 soldados inimigos! Mas era assim que Deus queria. 
E com apenas 300 homens Deus deu a vitória à Gideão sobre os midianitas. 


Devo lembrar que os outros 31.700, que voltaram para as cavernas, foram os que ficaram em cima do muro, queriam a libertação, mas tinham medo de enfrentar o opressor.


Se você está passando por problemas, que por olhos humanos, parecem ser impossíveis de se resolver, assim como Gideão, esteja disposto a expressar sua Fé Inteligente sem olhar para as circunstâncias, os problemas e as adversidades. E a revolta vai te levar à vitória, e você verá a transformação em sua vida.


O SENHOR é contigo! ____________________________________________
Blog Fé Inteligente.
"Não falhou palavra alguma de todas as boas promessas que o SENHOR fizera a casa de Israel; Tudo se cumpriu." (Josué 21:45)
____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário